30/07/2019 às 09:01 Dicas

Dicas de roupas para ensaio fotográfico

6456
5min de leitura

Eu te ensino a escolher as roupas para o ensaio fotográfico, mesmo que não entenda nada de moda e estilo.

Uhu!! Mega empolgada com este meu primeiro post aqui no site novo!!!

São dicas que eu sempre envio antes de realizar um ensaio fotográfico, que ajudam muito a decidir o que vestir e também como se preparar para um ensaio. Mas primeiro vamos focar no que vestir, que acredito que seja a grande dúvida. Vamos lá!

1 - Perceba as cores

Combinar as cores é um grande desafio! Mas entendendo essa dica, é facinho de superar.

Primeiro, separe algumas roupas neutras, sem estampas ou listras, tanto para você quanto para quem for fazer o ensaio com você, para ficar mais fácil de combinar. 

Tá mas e daí? Separei e como combino

Você já ouviu falar em paleta de cores? É uma combinação de tons que ficam harmônicos entre si. 

E como saber?  

Eu criei uma pastinha no Pinterest com vários exemplos de combinações para você se inspirar, mas é muito importante que entenda os conceitos.

O site Design Seeds também apresenta maravilhosos exemplos de paletas. ENTRE NESTE SITE!

Se você nunca viu, vai ver agora, um círculo de cores:

Se você buscar círculo de cores ou círculo cromático no Google, vai ver milhares de outras opções. Mas o princípio é o mesmo.

Encontrar as cores primárias e suas complementares e análogas.  Está ficando muito complicado? 

Primárias são: Amarelo, Vermelho e Azul

Complementares: Suas opostas

Análogas: Suas vizinhas.

"Todas as cores são amigas de suas vizinhas e amantes de seus opostos" Marc Chagal

Dessa forma, vermelho fica muito bonito com verde mais o laranja ... mas cuidado se for colocar um violeta aí no meio. Este site Meu Estilo Decor, de decoração, tem mais dicas caso queira se aprofundar.

Na foto acima, o vestido da Mari tinha laranja e amarelo (análogas) e o Dani está de azul (complementar) e ficou super harmônico, ainda mais se você analisar que é um ensaio ao ar livre em um parque, onde possivelmente encontraremos exatamente estas cores.

Resumindo, evite muitas estampas, listras, etc misturados.

Também não gosto de roupas que estampam muito a marca (tipo aquele cavalão, sabe?).

Na dúvida, sempre separe blusas brancas e calças jeans que não tem como errar. 

A Kelly optou pela dica branco ou preto e jeans, aqui no estúdio. Eu adoro, pois combina muito com o cinza neutro do fundo e o fato de estarem combinando as cores neutras destaca bem o rosto.

2 - Perceba o cenário

Assim como falei no exemplo da Mari, pense no que tem de legal para usar de fundo nas suas fotos.

Neste ensaio que fizemos com a Madona com minha amiga fotógrafa Lu, eu já sabia que queria ir nessa obra de arte do Rogério Pedro, então já escolhi as minhas roupas e as do Bruno de acordo com as cores dela.

Aqui no estúdio também penso muito nisso. Quando pensei neste conceito florido, pedi para que todas trouxessem blusas na mesma paleta do fundo, e deu super certo:

3 - Pense no tema

Qual atmosfera você quer ter nas suas fotos?

Veja a Rebeca como escolheu bem para o seu ensaio. Na Torre Eiffel ela queria algo mais vintage, mais divertido. No Palácio de Versalhes já buscava um clima mais clássico, de princesa (e ela encaixou dentro do estilo dela, sem ficar espalhafatoso porque ela é mais moderna).

Você também pode usar elementos e acessórios que tem a ver com sua personalidade e ao que você quer transmitir.

Leve objetos, acessórios ou roupas que remetem a personalidade de vocês, história da família, algum hobby, etc (leitura, esporte, artes, etc).

A Eneida optou por um tema Flamenco (que eu amo!) e foi uma delícia poder escolher os acessórios e as roupas do ensaio.

No ensaio de Natal dos meus sobrinhos, pensamos no tema em combinação com as cores:

Assim como no ensaio Business, é importante escolher peças mais sóbrias, bem neutras, que mostrem um perfil profissional.

CLIQUE AQUI e veja ensaios pre wedding de casais que seguiram todas as minhas dicas.

4 - Pense no que quer mostrar

Evite muitos decotes e roupas muito curtas ou justas, ou que te apertem, pois na fotografia não tem o mesmo efeito visual do que ao vivo (as próprias lentes causam distorção) e além de serem desconfortáveis, podem realçar partes do corpo que você não gosta.

Por isso também é super importante me informar o que você mais gosta e o que menos gosta em você, para que eu dê destaque às coisas certas.

5 - Pense além das roupas

Sabe quando você está se arrumando para um primeiro encontro, uma viagem legal, uma entrevista...  e dá o seu melhor para uma aparência impecável? Inclua o ensaio nessa lista. Assim você sabe que estará no seu melhor visu. 

Unhas, pelos no rosto e no corpo, pele... são detalhes que fazem toda diferença. Além disso, economizam horas de edição (o que significa fotos entregues mais rápido) se tiver algum detalhe que você queira corrigir (frizz, esmalte, olheiras.....). 

As cores das unhas e batom devem ser os mais neutros possíveis, para que as fotografias sejam atemporais, ou seja, que você continue se achando linda sempre, independente da moda de hoje.

Inevitavelmente pensamos no público feminino quando pensamos em Visagismo, mas veja o Daniel como pensou em tudo: Cabelo (sim, não tem, mas está impecável), barba, pele, roupas de acordo com o tema. As fotos quase não precisaram de tratamento. 

MAQUIAGEM: Por mais que a gente não goste de se maquiar no dia-a-dia, pode dar uma carregadinha um pouco acima do que está acostumada, pois nas fotos a maquiagem sempre é mais fraca do que ao vivo. É legal no dia se você quiser uma produção mais elaborada contratar profissionais, posso indicar alguns se quiser, ou incluir uma básica feita por mim mesma no seu pacote (neste post tem 3 pessoas que foram maquiadas por mim (: ).

DICAS EXTRAS PARA O DIA DO ENSAIO: 

Evite mais do que 3 trocas de roupas, principalmente em ensaios ao ar livre onde andamos muito (tem que ficar levando tudo com a gente ou voltando até o carro) e nem sempre o banheiro é, digamos... limpo? Acho que deu para entender rsrs.

Separe uma bolsinha para estar sempre com a gente com:ÁguaLanchinho (uma barrinha de cereais, ou uma fruta, papinha quando tem crianças, etc)RepelenteCorretivo ou base + batomSilicone para cabelo ou creme anti-frizzLencinho umidecido para limpar sujeirinhas.

Lembre de ter uma bolsinha menor para colocar celular, chave, carteira, etc e não deixar esses itens espalhados por aí.

Espero que essas dicas tenham te ajudado e tenho certeza que será um ensaio maravilhoso!

 Isso tudo é para te ajudar, mas o que eu quero verdadeiramente é a sua essência, que você esteja feliz e se divertindo comigo.

Está aqui visitando? Que legal!!! Espero que essas dicas te ajudem!!!

Sabia que o ensaio comigo é a partir de apenas R$190,00??? 

CLIQUE AQUI e entre em contato para maiores informações, ficarei muito feliz em te ajudar.

30 Jul 2019

Dicas de roupas para ensaio fotográfico

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

ensaio, ensaio fotográfico, dicas, o que vestir, book, ensaio gestante, ensaio 15 anos, ensaio casamento, pre wedding paleta de cores, circulo de cores

Quem viu também curtiu

29 de Jul de 2020

Fotos tratadas

23 de Jun de 2023

Conhecer sua fotógrafa pode render fotos incríveis!

27 de Jun de 2020

Amor de Fã

Logo do Whatsapp