14/05/2020 às 18:20 Documental

Pastéis de Nata

591
4min de leitura

Hoje vi um post lindo de uma amiga muito querida, a Chef Taís Picchi, dizendo sobre o dia do Chef de cozinha. Eu pesquisei e encontrei 13 de maio, mas também algumas datas em outubro. Descobri que estou fazendo este post meio atrasada...ou adiantada rs.

E na verdade, não importa, porque eu sempre acho que devemos homenagear esta profissão. 

Todos os eventos que fotografo, tenho a sorte de experimentar delícias que também são quitutes para os olhos, me rendem lindas fotos (boa idéia para mais um post hein?). E em algumas festas faço até amizades, como foi o caso da Tá.

Porém o chef que eu quero homenagear é um amigo meu muito querido. Quem me segue nas redes sociais, sabe o quanto eu e o Chef Eduardo Salera somos grudados. Nos conhecemos lá por volta de 199..8? Sei que eu nem pensava em ser fotógrafa... aliás eu ainda era adolescente, mas a gente sempre se deu muito bem e ficamos mais amigos mesmo há uns 10 anos, quando a idade já não faz diferença, mesmo porque ele é bem "xofen", né Du...

Ele com certeza vai me bater de eu estar colocando foto dele de rosto hihi

Ai mas o post era de pastéis de nata né... Mas peraí, só voltando lá no comecinho (afi que eu falo mais que o ômi do leite). Eu comecei falando da Tá porque quero postar o poema que ela fez:

"Não é só de comida que se vive um chef, se vive de amor, de tesão, de dedicação, de suor, transpiração e inspiração. Não se trata de perfeição, se trata de acertos e erros, esses, muitos. Não se trata de gritaria e frustração, se trata de aprendizado e ensinamentos. Não é sobre só comer bem. É sobre se deliciar, criar memórias, viajar no tempo. Sobre lembranças e afeto. Não é só cozinhar. É desossar, picar, fatiar, arrumar, montar. Não é só aquecer. É lavar, higienizar, limpar. Não é glamour. É cozinha, calor, é não na massa e é administração. Não é só isso. É tudo isso misturado. É bruto e é delicado. É corrido e é harmônico. É banda de rock e filarmônica. Mas nunca é sozinho. Sempre é coletivo. É compartilhar, somar, multiplicar. É amar ao próximo. Um beijo demorado e um abraço apertado a todos que estão nesse mesmo barco, enfrentando todas essas mudanças, se adaptando, criando. Que consigamos sempre por amor a mesa. "

Não consegui pensar em palavras mais belas que descrevem o trabalho destes profissionais queridos, em especial o Du e sua mãe, dona Lena.

É uma ótima introdução para você conhecer o trabalho deles, e hoje, apresentandoooo (truuutruuutruuu rufando tambores)... os Pastéis de Nata!!!

Só de lembrar, já está me dando água na boca!!!

Você conhece a história dos Pastéis de Nata?

Eu não sabia que a massa folhada era feita a partir de uma massa enroladinha. Olha que coisinha mais fofa!

E o capricho para cortar então! Milimetricamente feito com carinho...

"História dos Pastéis de Nata

Em 1837, Belém (bairro de Lisboa), os monges do Mosteiro dos Jeronimos tentam fazer subsistir a ordem. Começam então a vender Pastéis de Nata, afim de ganhar dinheiro, numa pequena pastelaria contígua ao mosteiro.

Naquela época, Lisboa e Belém eram duas cidades distintas ligadas por embarcações a vapor.

A presença do Mosteiro e a Torre de Belém atraiam muitos turistas que ficavam admirados pela beleza e bom sabor que estes tinham: Pastéis de Belém.

A sua receita foi logo bem guardada. Os chefes pasteleiros são os únicos a conhecer o segredo, e devem prestar juramento de silencio para salvaguardar esta famosa receita gastronómica. Ainda hoje, estes chefes pasteleiros fabricam sempre artisanalmente estes deliciosos pastéis de belém.

No entanto, hoje em dia qualquer café ou pastelaria em Portugal oferece-lhe Pastéis de Nata, mas a origem vem de Belém, tanto que a casa fundadora guardou a denominação "Pastéis de Belém".

Mas então, o que são os pastéis de nata?

Poderia-se dizer, que o Pastel de Nata é talvez uma cópia do Pastel de Belém...

Mas muitos chefes e amadores da boa gastronomia dizem ter encontrado o segredo ou quase... da receita original.

As numerosas pastelarias e cafés em todo o país vendem Pastéis de Nata, mas nem todas as pastelarias têm pastéis de nata de qualidade!"

"Fiz o curso com um pasteleiro português na Academia Time Out que fica dentro do Mercado da Ribeira em Lisboa!Agora vcs vão poder provar os meus pastéis de Nata!"

Nhamiii!!!!! Que delícia!!! 

Eu como sempre, provei e aprovei. 

Quando o Du cozinha para nós, sentimos não só o sabor delicioso, mas também o capricho e a paixão que ele tem pela gastronomia, uma arte que atinge todos os nossos sentidos.

E a dona Lena?? Estava me paparicando, como sempre, fazendo pão e torta de frango

Saudades de vocês!! 

Se você quiser provar, o contato é 19-994168021 (Mogi Guaçu, São Paulo)

Clique aqui se você também quer fazer um ensaio documental sobre o seu trabalho ou sua família. Ficarei muito feliz em poder contar sua história.

14 Mai 2020

Pastéis de Nata

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

campinas chef chefe de cozinha cozinha culinária delicias d lena eduardo salera ensaio documental fotografia fotografia de produto gastronomia mogi guaçu pasteis de nata pastel de belém pesteis de belém produto publicidade

Quem viu também curtiu

11 de Mai de 2020

A vó, o bolinho e a quarentena

30 de Jul de 2019

Dicas de roupas para ensaio fotográfico

29 de Jul de 2020

Fotos tratadas

Logo do Whatsapp